Brechó dos Brechós

Identidade Visual – 2023

Brechó dos Brechós é uma feira que reúne diversas marcas que vendem artigos de vestuário usados, sapatos e acessórios. É um projeto que surgiu entre minha amiga Nina e eu.

Nosso primeiro evento foi realizado junto à Maratona Cultural de Florianópolis, no dia 4 de março de 2023 das 10 às 18h. 

Foi um evento realizado na rua, ocupando o espaço público, trazendo mais possibilidades de encontro, trocas, consumo consciente, reutilização de peças que muitas vezes iriam para o lixo e, por consequência, tornando aquela rua também mais segura, por ter mais gente circulando por ali.

Este primeiro Brechó dos Brechós contou com a presença de 16 brechós de Floripa e região e muitas pessoas passaram por ali, para comprar e visitar a feira.

Criei para a marca a Identidade Visual, aplicações, manual da marca e as postagens para as redes sociais, tudo pensado para um público-alvo jovem (entre 20 e 40 anos) e principalmente feminino.

Sendo Brechó dos Brechós o nome da marca, que é um nome um pouco longo, pensei que o ideal seria um logotipo com um símbolo (isotipo) para acompanhar este nome, em vez de criar um logo somente tipográfico.

Usei as primeiras letras (BdB) para criar soluções para o símbolo e cheguei nessa alternativa que sugere uma face/rosto.

Todos os elementos da Identidade Visual (logotipo, cores, tipografia, grafismos, ilustrações) foram pensados para combinar com a personalidade da marca, que tem como características principais ser: criativa, acessível, nostálgica, original, livre, vibrante, humana.

Quanto à tipografia, escolhi a família da Obviously para títulos e parágrafos e a Swister para chamadas e detalhes. A Obviously é uma fonte com boa legibilidade, o peso narrow torna os títulos bastante chamativos, ideal para eventos como o nosso; e a Swister traz esse caráter de feito à mão, imperfeito e descontraído, percebido também em outras características da marca.

A escolha das cores busca retratar esse aspecto mais nostálgico, mas ainda assim vibrante e jovial, já que o público são pessoas jovens mas que buscam artigos usados e possivelmente antigos.

Para dar suporte à marca, criei diversos desenhos e grafismos, com o tema de brechó, feira, encontro.

Criei algumas aplicações da marca, como adesivos, camisetas, ecobags, papelaria, crachás, etc.

A marca também possui um perfil nas redes sociais e as postagens e stories fizeram parte das aplicações da identidade visual.

Aqui embaixo resolvi deixar um pouquinho dos stories que fizemos durante a feira (a montagem, a chegada de alguns feirantes, o passar do dia e os clientes e passantes que movimentaram a feira) para vocês conferirem!

Publicado por elisasmania

É designer e criadora do EASdesign.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.